2013 Reading Challenge

2013 Reading Challenge
Suz has read 1 book toward her goal of 5 books.
hide

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Oscar update


fonte: Outnow


Muito me diverti com esta versão arrojada e somewhat cockney que Guy Ritchie fez de Sherlock Holmes. A separação da Madonna só lhe fez bem pelos vistos. Esqueçam tudo o que acham que sabem sobre o perspicaz detective de Baker Street. Sherlock Holmes apresenta-se-nos como um boxeur com lógica. Tudo pode ser calculado e deduzido ao minimo pormenor, inclusivé na porrada.

Um mix de Fight Club e Speed, mas com uns pós de humor britânico e um magnífico cenário (a nomeação para Óscar de Melhor Direcção Artística não é em vão). Robert Downey Jr. (que com a idade começa a dar ares de Al Pacino) está excelente. Consegue atingir aquele nível de fusão de ADN entre personagem e actor. Cá esperamos pela sequela, que já se encontra em pré-produção.





fonte: Outnow


The Hurt Locker (Estado de Guerra) recebeu 9 nomeações para os Oscares, o mesmo número que Avatar. Especialistas prevém que o braço de ferro entre estes 2 filmes animará a noite; qual conquistará o maior número de estatuetas, em especial a cobiçada para Melhor Filme?

Depois de ver este filme, fiquei mais convencida que será o Avatar. Não que The Hurt Locker seja um filme fraco, nada disso senhores! É tenso, faz suster a respiração diversas vezes, provoca náuseas, um ou dois murros no estômago, transmite-nos uma sensação de rotina depressiva em que todos os dias são iguais, e todos são shitty days. Está extremamente bem filmado. Mas é um filme com uma temática muito específica, demasiado sectário.

Fez-me lembrar a excelência cinematográfica do filme A Barreira Invisível de Terrence Malick, que teve 7 nomeações para os Óscares. Não ganhou nenhum. Também me passou pela memória o Saving Private Ryan, que perdeu o Óscar de Melhor Filme para o Shakespeare in Love.
Seriam filmes muito pesados para serem considerados Melhor Filme. O cinema deve ser tudo. Mas pessoalmente, prefiro que se premeie o retrato do sonho do que o espelho da realidade.







fonte: Outnow



Invictus é um bom filme. Talvez um pouco clássico, com uma temática "fora de moda" que não lhe permitiu ser nomeado para Melhor Filme. No entanto, a mensagem tem passado de boca em boca, e o público reconhece que é um filme importante e com qualidade por diversas razões; porque Nelson Mandela é uma pessoa muito especial, porque Morgan Freeman é um senhor da representação, porque o desporto tem um lado maravilhoso que cimenta a união entre as pessoas, como poucas coisas no mundo (a música será outro bom exemplo).
Depois de ver Invictus, todos somos pela África do Sul, e ficamos com vontade de ser também pelo nosso país. E desportivamente falando, em ano de World Cup, sabe bem :)





fonte: Outnow


A Serious Man (Um Homem Sério) dos irmãos Cohen é um filme engraçado. Provavelmente passaria despercebido se não tivesse recebido nomeações para os Óscares. Duas apenas. Mas uma delas para Melhor Filme.
Acho que se não houvesse lugar para 10 nomeados não teria esse destaque. Mas ainda bem que conseguiu, ou era pouco provável que o visse. E não iria apreciar as aventuras (e principalmente desventuras) deste professor universitário, judeu convicto, que tenta não perder a sanidade mental num quotidiano recheado de loucos. Entre a família e o aluno coreano psycho, venha o diabo e escolha!

1 comentários:

bf disse...

Tenho muitas dúvidas que Avatar ganhe o melhor filme e acho que o pode jogar a favor de Cameron é o facto de os principais candidatos serem a) marginais (Sherlock, via Guy Ritchie); b) específicos (Hurtlocker); c) violentíssimos (Precious). Não os vi todos. Acho-os todos interessantes. Agora... melhor?? Ufa... Pode ser que premeiem o Avatar pela orgia visual...