2013 Reading Challenge

2013 Reading Challenge
Suz has read 1 book toward her goal of 5 books.
hide

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Natação ou hidroginástica pré parto

A prática de exercício físico é recomendada a toda a gente, e as grávidas não são excepção. O ideal será frequentar actividades mais adequadas ao estado de graça, e de preferência que incluam exercícios que melhor preparem o corpo para o parto.

Existem muitas opções: pilates, yoga, exercícios respiratórios, ginástica light, hidroterapia. Como já estava habituada à hidroginástica, não quis sair do meio aquático :) e na minha opinião, é o melhor para uma grávida. O sentimento é de liberdade total de movimentos sem dores ou pontadas, e o peso desaparece por completo. parte pior é quando subimos as escadas para sair da piscina no fim da aula, e todo o peso regressa, ò dura realidade :P
Há professores nas aulas de hidroginástica que adaptam os exercícios às grávidas, pelo que quem já frequenta estas aulas, poderá continuar a fazê-lo. Há também quem recorra à hidrosenior, dado que é mais soft que a hidroginástica normal. Na minha opinião é melhor ter uma aula direccionada para o pré-parto, com exercícios mais específicos que ajudem não só a minimizar os desconfortos na gravidez, mas também que preparem o corpo da mulher para o grande dia.

Porém, mesmo em Lisboa e arredores, não é assim tão fácil encontrar aulas pré-parto em piscina. Há instituições que têm a aula prevista no seu plano anual, mas apenas funciona quando há um número mínimo de inscrições. Foi o caso das piscinas do Sport Lisboa e Benfica. As piscinas municipais também seguem este esquema, e quando abrem a aula, costumam escolher a hora de almoço. Para grávidas que ainda estejam a trabalhar, é impossível frequentar a aula.
Também se dá o caso das piscinas municipais exploradas por clubes de natação (ex: Clube de Natação da Amadora), onde para além da inscrição (que ronda os 30 e tal euros) cartão de sócio, a grávida tem de pagar as quotas do clube e a mensalidade da actividade (que ronda os 48 euros). Ah, sem falar na estúpida obrigatoriedade de pagar o último mês da época (normalmente, Julho) juntamente com o mês em que inicia a actividade. Hello, em Julho já não estou grávida.. isto não é uma natação normal..duh!

Fiquei reduzida a duas hipóteses: Estádio Universitário ou Estádio Nacional. Ambos têm a funcionar aulas pré e pós parto, independentemente do número de inscritos - nem que seja só uma pessoa. Normalmente dispõem de dois horários - pelas 12h e 20h - duas vezes por semana. O preço da mensalidade ronda os 35 euros e, actualmente, não se paga antecipadamente o último mês da época; a grávida vai pagando os meses à medida que frequenta as aulas.

Optei pelo Estádio Nacional, para conseguir fugir ao trânsito :)


Os professores são bons, têm conhecimento e formação adequada para dar aulas a grávidas tendo em conta as necessidades específicas do estado de graça :) As condições também são boas, especialmente a nível de tratamento de água e temperatura. O balneário é amplo e o duche comum, normal num centro desportivo deste calibre. Quem está habituada ao recato de um ginásio privado, e for muito vergonhas, pode estranhar a falta de privacidade. Mas a malta do desporto é assim mesmo, descomplexada, e está tudo na descontra.
Na entrada/saída do balneário, podem achar que está assim para o fresquinho, nada que um toalhão ou roupão turco não resolvam.

A maioria dos médicos recomenda que a prática de exercício físico se inicie após as 12 semanas de gestação, isto é, o fim do primeiro trimestre. Penso que se aplique mais a quem não está habituada a fazer exercício, ou a quem sofra o risco de complicações.

Duas coisas muito úteis:


1) O fato de banho
Ao início, a barriga está pequena, e ainda conseguimos vestir o habitual fato de banho da natação, até porque a lycra estica. Mas vai chegar a uma altura em que já não dá mais para usar, e ainda temos umas boas semanas de aulas pela frente. Sugiro que comprem um fato de banho uns tamanhos acima (ex: eu visto 38 e comprei um 44), aquele preto baratucho da Decathlon é uma boa aposta (ronda os 5 euros):



2) Mini tapete para balneário
Aquilo que mais senti falta na transição de ginásio privado para balneário de centro desportivo foram as toalhas. Que bem que sabe receber duas toalhinhas na recepção, usá-las, e no fim deixá-las para alguém lavar :) Mas essas mordomias não existem nas piscinas públicas, e toca de levar as ditas de casa.
Quem tem o hábito de colocar uma das toalhas no chão para por os pés em cima enquanto se veste, rapidamente se dá conta que não é muito boa ideia fazê-lo num balneário público..principalmente quando somos nós que iremos tratar da limpeza dessa toalha mais tarde (blergh!).
A primeira opção é manter-se em cima dos chinelos enquanto se veste, mas não é muito prático. Os pés estão sempre molhados, não é confortável nem agradável, e à medida que a barriga vai crescendo, torna-se muito difícil manter o equilíbrio.
Daí que considere que um mini tapete para balneário seja um excelente investimento:
fonte: Suz

Também da Decathlon, custa uns 4 euros (quase o preço do fato de banho, eu sei), mas é um descanso! :) Leve, feito num material que absorve a água e mantém os pés secos, sendo a parte de baixo feita num material rugoso, tipo sola de chinelo. Muito mais fácil de lavar em casa (e menos nojento) do que uma tolha turca, e seca quase imediatamente.

Boas aulinhas!
:)

0 comentários: