2013 Reading Challenge

2013 Reading Challenge
Suz has read 1 book toward her goal of 5 books.
hide

quarta-feira, novembro 28, 2012

A cidade está deserta

fonte: Blogvila





É oficial.
O deserto mudou-se da Margem Sul (ou esquerda, como dirão alguns) para Lisboa.

Lisboa está deserta durante os dias úteis destes tempos. Nota-se, sem ser preciso fazer um grande esforço, que há muito menos pessoas a circular pela capital. 

Hoje, um dia de semana banal, em época baixa, sem feriados ou pontes à espreita, precisei de estar em Entrecampos às 9:30. Demorei 15 minutos de carro. Sem pára-arranca, sem filas intermináveis, sem buzinadelas. A parte do percurso em que enfrentei mais dificuldades foi conseguir passar à frente de uma escola, ainda perto de casa. Pais apressados, estacionados em segunda fila, entregavam os filhos às pressas.

Chegada a Entrecampos, ainda pelas 9:10, comecei a rezar aos santinhos por um lugar para estacionar. Resmas e resmas de rectângulos vazios. E em zona verde de estacionamento pago (normalmente, a primeira a ser ocupada).

Na hora de regressar à suburbia, pelas 12h e picos, pensei que iria ver mais bulício (há sempre a possibilidade de toda a gente se ter atrasado a chegar ao trabalho de manhã).
Nada.
Ainda muitos lugares de estacionamento por ocupar. Nenhuma confusão ao circular. Quem ainda tem trabalho, vai de transportes (ao que consta, estes também andam mais respiráveis).

É oficial.
Haverá mais gente em casa, desempregados, do que a trabalhar.
Se olhar à minha volta, para o meu círculo de amigos, conto logo uns 5 ou 6 que ficaram desempregados nos últimos meses.
Se prestar atenção aos noticiários, confirmo que muitos mais estão nessa situação...


0 comentários: