2013 Reading Challenge

2013 Reading Challenge
Suz has read 1 book toward her goal of 5 books.
hide

segunda-feira, outubro 23, 2006

Marie Antoinette

"Let them eat cake!" *












fonte: OutNow


Esta semana é a despedida do KingKard. Assim sendo, comprometi-me a ver um filme por dia no reptilário (a.k.a. Alvaláxia), a ver vamos se consigo cumprir tal façanha.

Estreei-me com 'Marie Antoinette' e gostei. Não o achei frívolo, ou um desperdicio de uso de Versailles como alguns críticos apontam (houve vaias e apupos em Cannes!).
Acho que ainda não perceberam que Sofia Coppola nunca há-de filmar de outra maneira, e o seu estilo ambíguo, que oscila entre a simplicidade e o metodismo, é uma lufada de ar fresco no panorama da realização feminina. O talento está-lhe nos genes, mas Sofia Coppola consegue impregnar a sua marca muito pessoal.

A banda sonora cheia de anacronismos sonoriza as cenas como se de meros pensamentos se tratassem. É bastante pessoal, mas eu gosto. Baz Luhrmann iria arriscar mais exagero! Mas como é homem, já pode, n'é verdade?..

Prevejo qualquer coisa nos Óscares para este filme.. nomeação para guarda-roupa e caracterização são praticamente garantidas, mas cheira-me que não fiquem por aqui...

Entretanto, o site do filme é um delírio visual, tal como o filme. Cortesia do Flash :)




* no Civilization IV, quando uma cidade reclama a construção de um aqueduto para melhorar as condições de salubridade, temos 2 opções de resposta:
- build it
- bah! let them eat cake!
:)
Será que Marie Antoinette disse mesmo tal frase? No filme, ela diz que não..

1 comentários:

bf disse...

A Sofia Coppola tem talento, sim, mas é engraçado que eu nunca entrei na onda de euforia à volta da senhora.
O Virgens suicidas conseguiu irritar-me pelo moralismo básico e óbvio que me transmitiu. Foi como se o filme fosse todo à volta do óbvio. Do género: ai tu queres dizer-me aquilo que eu imaginei desde o princípio?
Depois veio o Lost in Translation.
Desse gostei bastante, sobretudo pelas notas de humor e pelas interpretações. Gostei mesmo, a sério, mas nunca lhe reconheci o estatuto de genial. Bom, sim, sem dúvida, mas senti-a que estavam a querer transformar em genial algo que era "apenas" bom.
Já o Marie Antoinette eu nãoo vi. Foi daqueles filmes que passaram entre os dedos, apesar da vontade de o ver.
Cheira-me, pelo que sei, que será mais um passo de revolta da menina e a banda sonora (sobretudo por parecer inapropriada para um filme de época) faz-me acreditar que será bom.

PS: O Civ é como os filmes de animação - tem notas como essa que os adultos percebem e sorriem e tem a bonecada que diverte os jovens. Por mim, gosto das "City Walls" ;)