2013 Reading Challenge

2013 Reading Challenge
Suz has read 1 book toward her goal of 5 books.
hide

quarta-feira, abril 15, 2009

Infância


fonte: Google


Morreu o oleiro José Franco, criador da aldeia típica do Sobreiro


Lisboa, 14 Abr (Lusa) - O oleiro José Franco, criador da aldeia típica do Sobreiro, em Mafra, faleceu ao início da madrugada de hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 89 anos, disse à Agência Lusa fonte da família.

De acordo com Suzete Franco, filha do ceramista e escultor português nascido a 19 de Março de 1920 no Sobreiro, o falecimento ocorreu às 02:00 de hoje devido a complicações na sequência de uma queda que levou ao seu internamento no hospital.

A mesma fonte indicou que o corpo de José Franco irá ainda hoje para a Igreja do Sobreiro, em Mafra, e o funeral realiza-se quarta-feira para o cemitério daquela localidade.

O artista popular ficou conhecido sobretudo pela criação, em miniatura, de uma aldeia saloia do início do século XX, onde retratou cenas da vida quotidiana e profissões da época protagonizadas por bonecos mecanizados.


Fonte: Visão



Foi das primeiras vistas de estudo que fiz, creio que ainda na escola primária. Lembro-me de ter ficado maravilhada com as casinhas de barro e de ter tido vergonha de fazer uma pergunta ao Sr. José Franco, necessária para a composição que tinhamos de escrever depois da visita.

Voltei lá mais umas duas vezes. De vez em quando dizia que tinha de lá voltar, para ver como estava a aldeia, a evolução do espaço, e claro, de caminho comer um pãozinho quente :)

E hei-de voltar, porque apesar das limitações da condição humana, a obra é eterna.



fonte: Google



4 comentários:

bf disse...

Muito gira, a aldeia. (Desconhecia)

Anónimo disse...

Hoje de manhä vi a triste notícia.
Um dos símbolos da minha infância desapareceu. Näo sei qual foi a primeira vez que lá fui, tenho várias idades documentadas em fotos tiradas no Sobral.

R.I.P. Mestre Franco

Suz disse...

Pelo trema em vez de til julgo ser a minha Dupont :)


Acho que esta aldeia obra do Mestre Franco faz parte do imaginário de quem lá teve a oportunidade de ir durante a infância.

Anónimo disse...

Olha que estúpida, esqueci-me de assinar :P
Sim, era eu!!
LOL