2013 Reading Challenge

2013 Reading Challenge
Suz has read 1 book toward her goal of 5 books.
hide

quarta-feira, novembro 21, 2007

Isto sim, é o fim do mundo!

Internet pode esgotar capacidade em dois anos


Vídeos e outros tipos de conteúdos estão a causar sobrecarga na web

A Internet pode estar prestes a esgotar a sua capacidade. Mais dois anos e a velocidade a que estamos habituados na web ser apenas uma boa lembrança.
O estudo caiu como uma bomba no meio e mostra que a abundância de novos vídeos e outros tipos de conteúdos na web pode causar esta sobrecarga até 2010.
A não ser que a infraestrutura que suporta os ISP, e que é no fundo a espinha dorsal da Internet seja reforçada, que é o mesmo que falar em vários mil milhões de euros de investimento, o dobro do que era suposto.


E o caso é particularmente mais grave nos Estados Unidos. O vídeo é um dos culpados deste aumento exponencial de conteúdos na Internet e a responsabilidade de manter a rede em crescimento está nas mãos dos backoboners providers, que são no fundo a espinha dorsal da rede, com ligações entre todos os pontos de acessos dos fornecedores de Internet e que, de forma global, formam a grande web.
Mas não é só de técnicos que a rede vai precisar para fazer estas extras «na moradia que tem já muitos quartos», já que o congresso norte-americano também tem uma palavra a dizer, explica um especialista na matéria.


Segundo o presidente da Internet Innovation Alliance (IIA), o congresso estará a equacionar passa por cobrar taxas que ajudem a aumentar a capacidade da própria Internet. Para este especialista, se os consumidores pagam taxas elevadas para serviços de telecomunicações, impostos sobre álcool e tabaco, então poderiam também contribuir com algum desse «bolo» para poder renovar o quarto dos fundos ou fazer mesmo mais um anexo.
O presidente da IIA está, contudo, certo que até 2010 será encontrada uma solução para fazer face a este excesso de desenvolvimento.

in PortugalDiário

0 comentários: